Quem sou?

Primeiro gostaria de me apresentar! Me chamo Ana Beatriz, sou médica formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), concluí em 2014. Depois ingressei na Residência médica em Cirurgiã Geral no Hospital Central da Polícia Militar do Rio de Janeiro e fiz residência médica de Cirurgia Plástica no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, no Rio de Janeiro e mais um ano de Especialização de Reconstrução de Mama, no mesmo hospital. Além disso, realizei e recebi o título de Mestrado pela UNIRIO também. A residência médica é o padrão outro na formação de um médico, passamos por rígidos testes para entrar nos hospitais de referência. Foram até ai, 12 anos de estudo, e não parei por aqui, viu?!

Muitas pessoas me perguntam, por que eu escolhi a Cirurgia Plástica. Posso dizer que antes mesmo de querer ser médica, eu já dizia que queria ser Cirurgiã Plástica. A pouco tempo estava conversando com um amigo de infância e umas das lembranças foi “Caramba, eu lembro que você dizia que queria ser cirurgiã plástica quando éramos crianças”. Então, posso dizer que antes de tudo, realizei um sonho de infância. Mas da onde eu tirei essa ideia?? Eu nem sabia direito o que era! Então lá vai mais uma história, quando eu era criança, em torno de 8-9 anos, minha mãe realizou uma cirurgia de face e nariz, eu lembro de buscá-la no hospital com meu pai, ela toda enfaixada, roxa e queixando-se de dor. Passados alguns meses da cirurgia, ela já estava maravilhosa, feliz, mais disposta. Eu percebi algumas mudanças sutis no seu comportamento, e talvez na minha inocência de criança, eu associei aquilo à cirurgia plástica que ela fez. E aquilo foi muito marcante para mim, como tinha sido transformador na vida da minha mãe!

Ela sempre falava muito bem da médica que a operou, Dra Wanda Elizabeth, cirurgiã plástica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, chefe da equipe do Prof. Ivo Pitanguy, e de alguma forma, eu me encantei com aquela profissão e ela se tornou uma referência para mim. Anos depois, já na residência médica de Cirurgia Plástica tive o prazer de encontrar a Dra. Beth, como minha mãe a chamava, em um congresso. E é claro, contei minha história. Foi um momento muito emocionante na minha carreira.

E porque Medicina?

Por que gosto de lidar com pessoas! Nunca me enxerguei sentada numa mesa de escritório, no banco ou envolvida por papéis e relatórios como uma advogada ou bancária. Lidar com pessoas é sempre um desafio, cada pessoa tem um história para contar, suas dores, seus sofrimentos, suas expectativas. Quantos pacientes nos buscam precisando de uma palavra de apoio, de um desabafo e isso é realmente o que eu gosto de fazer, ouvir histórias e resolver problemas.

Além disso, eu me sinto muito bem dentro do hospital, adoro o clima do centro cirúrgico e da oportunidade de interagir com outros médicos de outras especialidades. Na faculdade, eu sempre soube que faria uma carreira cirúrgica, me surpreendi quando passei para a Cirurgia Geral e vi que eu gostava de TUDO, de várias especialidades cirúrgicas. Ingressei primeiro na Cirurgia de Cabeça e Pescoço no INCA, mas não fiquei muito tempo, não me identifiquei. Resolvi interromper e estudar de novo, e repensei no meu sonho de infância da Cirurgia Plástica. E assim foi! Deus sabe o que faz, é dono de toda a verdade e me preparou para estar no melhor lugar para mim. Entrei na residência novamente, agora de Cirurgia Plástica e fui muito feliz os três anos que passei lá dentro, agradeço aos professores, aos colegas da residência e do hospital, aos pacientes e à toda a equipe e pessoas que contribuíram para a minha formação. Eu sou realmente grata por tudo que Deus preparou na minha vida e por estar aqui escrevendo um pouco da minha história para vocês.

Atualmente sou chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Mario Kreff e lá realizamos toda semana, atendimentos e cirurgias pelo SUS, convênio e particular para Cirurgia Plástica Reparadora e Estética. Além disso, sou preceptora e professora do Serviço de Cirurgia Plástica da Pós gradução do Instituo Carlos Chagas, comandado pelo Prof. Dr. Ricardo Cavalcanti, que foi o meu grande mestre, professor, responsável pela minha paixão pela reconstrução de mama. Fica aqui minha homenagem e meu agradecimento à todos os ensinamentos, não só de cirurgia, mas de vida, que Dr. Ricardo me transmitiu. Minha intenção aqui é conseguir ouvir cada queixa das minhas pacientes de forma individualizada, entender seus anseios e expectativas diante da sua Cirurgia Plástica. Para mim, é muito importante explicar e trazer tudo com muito clareza, de forma que vocês entendam todo o processo que envolve a cirurgia. E eu estou aqui para orientá-la e apoiá-la em todas as fases.

Sobre

Sou Ana Beatriz Arduini, Médica, Cirurgiã Plástica especializada em Reconstrução de mama e Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Mario Kreff. 

Contato

Agende seu horário:

[bookly-form]